EDUCAÇÃO CENTRADA NO ALUNO
A proposta pedagógica na GIS SP - The International School of São Paulo, destinada a crianças de 18 meses a 11 anos, baseia-se na transdisciplinaridade e abordagem investigativa. A criança explora temas de relevância global, fazem perguntas e buscam soluções, chegando à sua própria conclusão. Ela é incentivada a buscar conhecimento e pensar criticamente, indo além da mera curiosidade.
A sala de aula está estruturada para proporcionar à criança a possibilidade de interagir diariamente com uma variedade de materiais, linguagens diversas e múltiplos pontos de vista. A criança é estimulada a usar as mãos, mente e coração para expressar-se de maneira criativa. Ela aprende e cresce a partir das relações que estabelece com o outro.
A língua de instrução da escola é o inglês, no entanto a conexão com a língua materna é respeitada e a cultura brasileira valorizada e parte integrante das atividades escolares.
O currículo segue as diretrizes de uma aprendizagem investigativa e fundamentada na importância do brincar, inspirada na abordagem da Criança Reggio, sem deixar de atender as exigência da nova Base Nacional Comum Curricular. Sua ênfase nas diferentes áreas do desenvolvimento pessoal permite à criança atingir seu potencial intelectual, emocional e social.
Saiba mais sobre nossas propostas para Educação Infantil ( 18 meses a 5 anos) e Ensino Fundamental.
International Bacclaureate®
Fundada em 2019, a GIS SP foi concebida para ser uma escola da comunidade IB* e obteve a autorização em 2021, após a conclusão de um processo de consultoria e auditoria.
Os programas do IB se diferenciam de outros currículos porque:
Encorajam estudantes de todas as idades a pensar criticamente e desafiar suposições;
Incorporam práticas pedagógicas de alta qualidade, baseadas em pesquisas da comunidade global de escolas IB;
Incentivam estudantes de todas as idades a considerar contextos locais e globais;
Promovem o multilingualismo.
Perfil do aprendiz IB*
Em todo o mundo, as escolas IB investem em uma educação de mentalidade internacional para que seus alunos e colaboradores sejam:
Investigadores: Nós nutrimos nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades para a investigação e pesquisa. Nós sabemos como aprender de forma independente e com os outros. Nós aprendemos com entusiasmo e mantemos nosso amor pela aprendizagem durante toda a vida.
Informados: Desenvolvemos e usamos uma compreensão conceitual, explorando o conhecimento por meio de uma variedade de disciplinas. Estamos engajados em assuntos e ideias que têm importância local e global.
Pensadores: Usamos nossas habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e tomar ações responsáveis diante de problemas complexos. Exercitamos a iniciativa ao tomar decisões raciocinadas e éticas.
Comunicadores: Nós nos expressamos de forma confiante e criativa em mais de uma língua e de várias maneiras. Colaboramos de forma eficaz, ouvindo com atenção os pontos de vista das outras pessoas e de grupos distintos.
Íntegros: Agimos com integridade e honestidade, tendo um forte sentido de equidade e justiça, respeitando a dignidade e os direitos das pessoas. Somos responsáveis por nossas ações e suas consequências.
Mentes abertas: Apreciamos de forma crítica nossa própria cultura e história pessoal, bem como outros valores e tradições. Buscamos e avaliamos uma variedade de pontos de vista e estamos dispostos a crescer através da experiência.
Solidários: Demonstramos empatia, compaixão e respeito. Temos o compromisso de servir e agimos para fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo à nossa volta.
Audazes: Abordamos a incerteza com coragem, ponderação e determinação; trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos inventivos e flexíveis diante de desafios e mudanças.
Equilibrados: Compreendemos a importância de equilibrar os diferentes aspectos de nossas vidas – o intelectual, o físico e o emocional – para alcançar o bem-estar para nós mesmos e para os outros. Reconhecemos nossa interdependência com as outras pessoas e com o mundo em que vivemos.
Reflexivos: Consideramos com atenção o mundo e nossas próprias ideias e experiência. Nós nos esforçamos para compreender nossos pontos fortes e fracos, de forma a auxiliar nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.